Translate

26.6.10

MASSA PARA PIZZA

Eu adoro pizza. Do fundinho do meu coracao. Entao fiquei feliz da vida quando achei uma massa que era facil e gostosinha, e que fosse com tudo (pretinho basico, lembra?)

Eu sou uma negacao quando o assunto e fazer massa para alguma coisa, como paes e roscas e tal. Mas essa massinha ficou gostosa, e eu estou a dar pulinhos de felicidade. 'Bora aprender entao.

Elenco: vaca, azeite de oliva, farinha de trigo, sal, agua (que por ser onipresente nao precisa estar nessa foto. Bem, eu esqueci dela, ta bom?) e fermento biologico seco.

O fermento que se usa nessa massa e esse aqui:

Ele vem naquele pacotinho da primeira foto, so pra se ter uma nocao. Ah, se a minha narrativa parecer um pouco estranha, e porque estou a ler Eca de Queiroz, e agora meu portugues esta igualzinho. Ai, meus sais...

Voltando. Pega uma colherzinha do fermento e poe na agua morna, e deixa os bonitinhos se entenderem por uns minutinhos.

Mistura a farinha e o sal, pega a batedeira e comeca a acrescentar o azeite devagar:

Agora, pega a agua com fermento, e vai juntando a farinha aos poucos. A massa vai ficar meio pegajosa mesmo. Se quiser, mete a mao na massa literalmente. Eu literalmente meti. 

Faca uma bolinha bem linda com a massa. Pega outra vasilha, unta e besunta com azeite. E aproveita e besunta a boliha tambem, e coloque na recem-besuntada vasilha. 

Cubra com papel filme papel-filme (com hifen ou sem? Diacho de reforma! Vai sem mesmo. Nao, vai com. Irmaos, rebelai-vos!!!!) e coloque em um lugar quentinho. Eu pus dentro do meu forno. Caso voce nao queira fazer a pizza agora, pode guardar na geladeira por uns 3 dias, viu? Essa massa fica melhor ainda se fizer com antecedencia. 

Depois de umas 2 horas, depois que voce deixou a massa descansar, porque ela tem uma vida muito dura, comece a pre-aquecer o forno. Ah, lembre-se de tirar a vasilha com a massa do forno antes, viu? Eu nao lembrei, minha vasilha era de plastico, derreteu um pouquinho, mas eu consegui salvar a massa, que ja tinha comecado a assar. A vasilha nao resistiu aos ferimentos, e passou dessa para uma pior: o lixo. 

Pegue metade da massa, que e muito gente boa e rende 2 pizzas, e abra sobre a forma que voce vai usar. Eu so tenho uma forma de pizza, entao eu fiz uma redondinha e uma quadradinha. Mas teve bao. Ah, abre a massa com os dedinhos mesmo, viu? Bem rustico. E quanto mais fininha melhor.

Da pra ver as partes que foram assadas no incidente, ne? Mas ficou bom assim mesmo.

Comece a esquentar o forno. Alto, bem quentinho. Coloque o que voce quiser em cima da massa. Pro Chris eu fiz frango barbecue (leia-se barbiquiu, hi hi hi) e pra mim eu fiz margherita. So um aparte: o manjericao da minha pizza veio diretamente da minha plantinha!!!! Orgulho!  

Coloque para assar ate as beiradinhas pegarem uma corzinha, bem douradinhas, e o queijo derreter. Agora e so comer!


MASSA PARA PIZZA

NOTA: E melhor fazer essa massa com 24hrs de antecedencia, ou ate 3 ou 4 dias antes. Guarde a massa na geladeira ate quando for hora de assar. Essa massa rende 2 pizzas.

INGREDIENTES
1 colher de cha de fermento biologico seco
1 1/2 xicaras de agua morna
4 xicaras de farinha de trigo
1 1/2 colheres de cha de sal
1/3 xicara de azeite de oliva

MODO DE PREPARO
1. Junte o fermento seco a agua morna e deixe descansar.

2. Em uma vasilha, combine a farinha e o sal. Com a batedeira em velocidade baixa, comece a juntar o azeite. Em seguida, junte a mistura de agua/fermento, batendo sempre em velocidade baixa, ate misturar os ingredientes, e obter uma massa pegajosa.

3. Unte uma outra vasilha com azeite de oliva, e faca uma bola com a massa. Coloque a massa na vasilha, e unte a superficie com azeite tambem. Cubra com papel filme, e reserve por 1 ou 2 horas, ou ponha na geladeira ate quando voce precisar.

4. Quando for fazer a pizza, pre-aqueca o forno a 260 graus (alto), pegue metade da massa, e estique e puxe ate ficar facil de manusear. Estique a massa sobre a forma com as maos, regue com um pouquinho de azeite, salpique um pouco de sal e cubra com os ingredientes que quiser.

5. Asse por 15-17 minutos, ate que a borda esteja dourada, e o queijo derretido.




Um comentário:

  1. eu fiz e ficou uma delicia ja posso abrir uma pizzaria!!rsrsrs

    ResponderExcluir